segunda-feira, maio 31, 2010

Tempestade tropical Agatha fez 144 mortos na Guatemala, Honduras e El Salvador

Na Guatemala, esta catástrofe provocou 118 mortos e 53 desaparecidos segundo os serviços de emergência, algumas dezenas de horas depois da erupção do vulcão Pacaya, que causou dois mortos e três desaparecidos. "Primeiro houve a chuva de cinzas e posteriormente a água. Uma catástrofe após a outra, quase sem nos dar tempo para reagir, mas não podemos ficar de braços cruzados. É necessário ajudar a salvar vidas e bens", afirmou Julio Figueroa, habitante de Palin, no Sul do país. A Agatha, transformada domingo em depressão, chegou proveniente do Oceano Pacífico depois dos meteorologistas da Agência norte-americana oceânica e atmosférica (NOAA) terem previsto que a época 2010 de furacões (1 de junho - 30 de novembro) pode ser uma das piores jamais registadas no Atlântico. No total, 112.000 pessoas, na sua maioria pobres, tiveram de ser retiradas de suas casas. Essas pessoas viviam em habitações construídas em colinas ou na margem de rios. Para acelerar a recolha e o envio de alimentos, as organizações de socorro utilizaram redes sociais como o Facebook, Twitter ou o Hi5.


Bibliografia:

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Tempestade+tropical+Agatha+provocou+pelo+menos+144+mortos+na+Guatemala+Honduras+e+El+Salvador.htm

domingo, maio 30, 2010

Obama quer expandir fontes limpas de energia




O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, afirmou esta quarta-feira que o Congresso devia anular os benefícios fiscais de milhares de milhões de dólares à indústria petrolífera e aprovar legislação favorável às fontes energéticas limpas. O objectivo final seria o de ajudar o país a acabar com a sua dependência dos combustíveis fósseis.
Obama prevê que encontraria o apoio político necessário para a legislação, que conduziria a mudança radicais na maneira como os norte-americanos abastecem os seus veículos e as suas casas, mesmo que essa legislação seja politicamente conflituosa.


Bibliografia:

Texto: http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/obama-bp-energias-eua-petroleo-tvi24/1167461-4070.html

Imagens:

http://weltonmatos.files.wordpress.com/2009/04/barack_obama.jpg

http://www.canalverde.tv/images/581c5662e8488c294d67337061f47167.jpg

quarta-feira, maio 26, 2010

Sabia que comer carne contribui para o aquecimento global?


As Nações Unidas aconselham a população mundial a alterar a sua dieta e comer menos carne, em prol do ambiente.
De acordo com um relatório da organização apenas uma mudança nos hábitos alimentares com o aumento do consumo de vegetais poderá evitar o aquecimento global e a degradação ambiental.
A advertência surge depois de um estudo de um grupo de cientistas internacional ter concluído que a maior causa de emissão de gazes com efeito estufa é a produção de alimentos e a uso de combustíveis fósseis.
No entanto, os investigadores revelam-se mais preocupados com a indústria alimentar, uma vez que, os combustíveis tendem a ser substituídos por outras fontes de energia renováveis. Segundo o Painel Internacional de Gestão Sustentável de Recursos a produção agrícola consome 70 por cento da água doce mundial, 38 por cento dos terrenos e é responsável pela emissão de 19 por cento da emissão das gazes com efeito de estufa.

Bibliografia:

Texto: http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/tvi24-onu-carne-dieta/1167566-4070.html


Reflexão:
Independentemente do facto, a carne é um grande alimento... não será por isso que se tem de comer carne. Que se façam outras coisas para reduzir as emissões...

terça-feira, maio 25, 2010

Teste intermédio

Esta são os três primeiros grupos do teste intermédio. Para mais informação veja no gave.

Primeiro avião movido a algas


Esta pode ser uma realidade num futuro próximo. A aeronave vai ser apresentada no Festival Aéreo de Berlim.


A EADS prepara-se para apresentar no Festival Aéreo de Berlim, na Alemanha, uma aeronave que utiliza combustível feito 100 por cento a partir de algas. Uma estreia mundial, revela o director da EADS, a gigante europeia da indústria aérea, Jean Botti, à agência France Press.
A empresa tem voos mais altos, mas sabe que a subida vai ser lenta. Ainda assim, Botti não perde o optimismo: «Se 10 por cento da nossa frota estiver a voar com biocombustível em 2040, já ficarei extremamente feliz».
«Tenho grandes esperanças nas algas», diz Jean Botti. E parece ter razões para isso. As algas são uma espécie de amigo dois em um do ambiente. Para além de ganharem terreno como energia renovável, os especialistas dizem que também pode ser útil a sua capacidade de devorar o dióxido de carbono.


Bibliografia:


Reflexão:
Ora aqui está uma coisa inteligente. É óbvio que a ideia, ainda está a dar os seus primeiros passos, mas com certeza com o tempo e com a tecnologia, este projecto dará certo.

quinta-feira, maio 13, 2010

Papa em Portugal


O Papa Bento XVI está em Portugal. O seu percurso no país lusitano passa por Lisboa, Fátima e Porto. Muitos peregrinos percorrem muitos quilómetros para puder ver sua Santidade, que ultimamente tem sido criticado por ter, supostamente, omitido abusos sexuais dentro da igreja. Contudo, o líder máximo da igreja vem a Portugal para apelar à paz e ao bom senso. Neste belo dia de 13 de Maio, o Papa está em Fátima para relembrar os 3 pastorinhos e, claro, nossa senhora de Fátima.
Texto elaborado por:
  • Cromossomas ambulantes

quarta-feira, maio 12, 2010

O peixe mais longo do Mundo


Remo é o nome do maior peixe do Mundo. Raros, estes animais preferem as profundezas do oceano, aparecendo à superfície apenas quando estão próximos da morte. Esta razão explica a surpresa dos investigadores da Universidade do Louisina quando avistaram o animal, confundindo a imagem com um derrame de petróleo. «Nós vimos uma coisa vertical, clara e brilhante. Aproximámos um pouco a imagem e, então, dissemos: isto é um peixe!», disse o coordenador da pesquisa à BBC.
O investigador considera a filmagem «inédita», uma vez que a realizada anteriormente, no Oeste Africano, em 2007, não permitiu confirmar se a espécie avista era efectivamente Regalecus glesne.
Um casamento perfeito entre a ciência e a indústria petrolífera.
A equipa liderada por Mark Benfield recorreu a veículos não tripulados cedidos por empresas petrolíferas para investigar a espécie peixe-remo.
O animal avistado a 1500 metros de profundidade tem cerca de 17 metros de comprimento, dado que surpreendeu os especialista, que o julgavam possuir entre 5 a 10 metros.
Esta investigação só possível graças ao Projecto Serpente, uma aliança entre investigadores de todo o mundo e as empresas petrolíferas.

Veja já o video em:



Bibliografia:

quinta-feira, maio 06, 2010

Número recorde de praias com bandeira azul


Catorze novas praias foram hoje contempladas com a Bandeira Azul, que abrange este ano 240 zonas balneares em todo o país e corresponde a mais de metade das praias oficialmente classificadas. Assim sendo é um número recorde.


Texto elaborado por:
  • Cromossomas ambulantes