quarta-feira, março 24, 2010

1º contacto com a Natureza

  • Rio Vez (Arcos de Valdevez)
No que respeita ao contacto que tivemos com a Natureza, a nossa primeira paragem foi junto ao Rio Vez em Arcos de Valdevez. Pela matina, tivemos o prazer de estar junto a um calmo e agradável rio.


Como se pode constatar o rio estava sereno, o que nos permitia ter uns bons momentos ao longo das suas margens.

Contudo nesta imagem o rio, mostra que em tempos já terá tido tempos de cheia. Nestes tempos alguns peixes como este, que supomos que sejam trutas já que este rio é rico em trutas, exploraram zonas de leito de cheia e quando o rio terá tornado a recuar, estes peixes não voltaram ao leito normal. Outra hipótese é alguns pescadores terem pescado este peixe e terem-no largado.


Como mostra esta placa, o nome do rio e como já foi referido, é r
io Vez. Este rio está localizado na falda da Serra do Soajo, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este rio atravessa a terra, onde passamos pela primeira vez (Arcos de Valdevez), onde se realizou o Torneio de Arcos de Valdevez que esteve na origem da Independência de Portugal.
As águas deste rio são ricas em truta, facto que atrai numerosos entusiastas na época da pesca. O Vez pertence à bacia hidrográfica do rio Lima e à região hidrográfica do Minho e Lima.



Sem comentários:

Enviar um comentário