quarta-feira, março 24, 2010

2º contacto com a Natureza

  • Frades (Portela, Arcos de Valdevez) - Local de derrocada











Neste local, parece que não estamos bem perto do seio do local da derrocada de Frades, mas a verdade é que nos encontramos bem próximos desse mesmo lugar. Neste sitio foi também possível descobrir que por aquela região há imensos esquilos, já que as pinhas tinham características, em termos de estarem ruídas, onde apenas os esquilos, segundo o nosso professor, eram os únicos a conseguir fazer essas mesmas características.



Para observarmos o que acontecem em Frades elegemos estas duas imagens. Realmente foi uma derrocada estrondosa e horrorosa. Dá para verificar onde começou essa mesma derrocada, que depois formou um caminho, igualmente visível, de desastre.

Uma derrocada não é nada mais que um movimento de massa. O movimento de massa consiste no deslocamento de materiais sólidos ao longo de uma vertente. Estes estão condicionados pelo tipo e características das rochas, orientação e inclinação das camadas, o grau de alteração e fracturação das rochas e a presença ou falta de vegetação. Para se dar um movimento de massa tem de existir um factor desencadeante. Os factores desencadeantes são a precipitação, a acção do homem, a ocorrência de sismos e a ocorrência de tempestades em zonas costeiras.

No que se conseguiu ouvir, o professor disse, que os habitantes da zona argumentaram que ouviram um estrondo muito forte.

Note-se que muitas casas foram destruídas devido à derrocada e morreram, salvo erro, 4 pessoas. É então, importante referir que o Homem não está isento de culpas. Primeiro devia-se ter estudado o local e só depois, se se pudesse actuar, fazer algum tipo de construção.

Sem comentários:

Enviar um comentário