domingo, março 14, 2010

Zonas de risco Geomorfológicos

Há vários locias de risco Geomorfológicos. As bacias hidrográficas, as zonas de vertentes e as zonas costeiras são 3 zonas de alto risco.
  • Bacias Hidrográficas:

O percurso do rio pode ser dividido em 3 partes:

  1. O curso superior;
  2. O curso médio;
  3. O curso inferior.
O curso superior do rio, é quando o rio está na sua parte mais inclinada. Há uma grande erosão das margens do rio e um grande transporte de materiais. A força da água é muito intensa, portanto. Se as rochas do terreno forem muito resistentes, o rio circula por entre elas, formando quedas de água, gargantas ou desfiladeiros.
No curso médio do rio, a inclinação diminui, o que faz com que a força da água já não seja tão forte e, consequentemente, a erosão e o transporte também não seja tão acentuado. Assim os materiais mais pesados, já
não são transportados. O que acontece, é que em altura de cheias, o rio enche e transborda, depositando esses materiais nas margens do rio. Aí formam-se grandes planicies sedimentares, onde o rio descreve curvas largas e amplas. As essas curvas dá-se o nome de meandros.
No curso inferior, a inclinação é praticamente nula, logo o transporte também é quase nulo. A água pode então desaguar, isto é, chegar à foz.

Riscos e Prevenções: Os maiores riscos associados às bacias hidrográficas são a extracção de inertes e as cheias. Para que isto não aconteça podem-se construir barragens e ordenar e controlar a ocupação do Homem nos leitos de inundação.
  • Zonas costeiras:

Estas zonas são zonas de transição entre o domínio continental e o domínio marinho. São faixas complexas, dinâmicas, mutáveis e que estão sujeitas a variados processos geológicos.
A acção mecânica das ondas, das correntes e das marés tem um efeito modelador sobre as zonas costeiras originando as formas de erosão e de deposição. As primeiras resultam do desgaste provocado pelo impacto das águas do mar sobre a costa (abrasão marinha). As segundas resultam da deposição de sedimentos de variados tamanhos e formas. Um exemplo são as praias. Nas zonas costeiras o Homem obtém alimento, rec
ursos minerais e lazer. Apesar disso as zonas costeiras, têm factores condicionantes. Podem ser de carácter natural ou antrópico.
As regressões e transgressões marinhas, os períodos de glaciação e interglaciação e a deformação das margens devido a movimentos tectónicos são factores naturais. Já agravamento do efeito de estufa, a construção desordenada na faixa litoral, a construção de barragens e destruição de dunas são factores antrópicos.


Riscos e prevenções: Para prevenir os vários riscos associados às zonas costeiras podem-se construir paredões, esporões, enrocamentos, quebra-mares e molhes. Pode-se também alimentar artificialmente em sedimentos as praias e proteger-se as dunas. Apesar de tudo os custos podem ser elevados e no que toca à alimentação artificial em sedimentos as praias, isto deverá ter que ser feito constantemente.
  • Zonas de vertente:
São locais de desnível da topografia terrestre. Os maiores riscos associados às zonas de vertente são as quedas de blocos, a erosão hídrica e os movimentos de massa. A erosão hidrica processa-se de forma mais ou menos lenta e gradual e resulta do desgaste dos solos provocado pelo impacto das gotas de chuva e pela escorrência das águas ao longo da
vertente.
Os materiais arrancados às vertentes são quase sempre de pequenas dimensões e em pequenas quantidades originando as quedas de blocos.
Os movimentos de massa correspondem a situações em que se movimenta uma grande massa de materiais ólidos, de forma muito lenta e quase imperceptível ou, como acontece quase
sempre, de forma brusca e inesperada.

Riscos e prevenções: Deve-se estudar as características geológicas e geomorfológicas
do local, elaborar-se cartas de ordenamento do território com definição de áreas para habitação, agricultura, de interesse ecológico, exploração de recursos e vias de comunicação, elaborar-se cartas de risco geológico e remover-se os materiais geológicos que possam constituir perigo.

Texto elaborado por:

  • Cromossomas ambulantes

2 comentários:

  1. Com os efeitos da ocupação antrópica, dão-se alterações a nível das bacias hidrográficas. Tanto as cheias, como barragens e extracção de inertes apresentam-se como factores de risco. Assim, apela-se à contenção da acção do Homem tendo em conta que esta tem inúmeras consequências a nível do ordenamento do nosso planeta.

    Por: "Nucleotideas"

    ResponderEliminar
  2. São vários os factores condicionantes de movimentos de massa. O Homem deve prevenir os locais de risco para que estes estejam menos expostos a estes factores. Assim, deve tomar medidas de prevenção evitando desencadear outras consequências que possam causar estas tragédias.

    Por: "Nucleotídeas"

    ResponderEliminar